Pintura de Expressões – Figura Humana

IMG_0782

 

Lembrando os anos 60 esta caixa é de tirar o fôlego. A pintura da boneca requer muita habilidade com o pincel, portanto este é um desafio para você, se aventurar neste projeto, que ensino no passo a passo com muita paciência.

Materiais: recorte a lazer da boneca com chapéu, tintas PVA Amarelo Pele, Caramelo ClaroMarrom Café, Azul Piscina, Vermelho Fogo, Branco e Preto, Base para Artesanato, Pátina Cera Incolor, pincéis diversos, rolo de espuma e lixa fina.

Passo a passo:
01. Prepare a superfície com uma demão de Base para Artesanato, seque e lixe.
02. Use um pincel chanfrado largo e macio para aplicar o PVA Pele em todo o rosto, contornando os lábios.
03. Enquanto o PVA Pele ainda estiver úmido, aplique uma pitadinha de Vermelho nas bochechas, e suavize com pinceladas leves em várias direções, até ficar suave.
04. Use a tinta branca para destacar algumas regiões do rosto como: a testa, o nariz, o queixo e sobre os lábios.
05. Com a tinta Caramelo sombreie o fundo das pálpebras, levemente o contorno do nariz e as laterais do rosto. Use um pincel chanfrado menor para os detalhes dos olhos e do nariz.
06. Para pintar o cabelo mescle as pinceladas diretamente na peça do Caramelo e do Branco. Depois acrescente o Marrom Café, enquanto a pintura está úmida. Siga os riscos do desenho das meadas do cabelo, trabalhando com o chanfrado largo, bastante tinta, definindo as mechas onduladas.
07. Deixe as mechas mais escuras na região debaixo das abas do chapéu, sombreando o cabelo com o Preto.
08. Pinte o chapéu com os PVA Azul e o Branco, pincelando conforme o desenho e mesclando as cores até ficarem homogêneas.
09. Para pintar os olhos: pinte o fundo com branco, as pupilas com o Azul mesclado com Branco e deixe secar para sombrear o alto dos olhos com o PVA Marrom Café. Finalize com o traço fino em Preto, e faça longos cílios, usando um pincel fino e longo.
10. Pinte a boca com o Vermelho fogo, escureça o contorno do lábio debaixo com Marrom Café. Faça as luzes com o Branco e sombras nos cantos dos lábios com o Preto.
Finalize com uma demão de Pátina Cera incolor.

IMG_0780

Caixa com boneca de chapéu
Prepare a peça com uma demão de Base para Madeira, seque e lixe. Pinte toda a peça com duas demãos de PVA Azul Piscina, e seque. Aplique uma demão de Pátina Cera Incolor nas laterais externa. Tire o excesso da cera com pano macio, e pinte as laterais com duas a três demãos de PVA Branco, usando pincel largo e rolo de espuma. Seque. Use uma lixa grossa, para raspar e abrir a pintura, mostrando o azul debaixo. Tire o pó e aplique novamente cera em toda a caixa, seque e dê lustro mais tarde. Cole opapel para scrapbook com estampa de margaridas azuis na tampa da caixa com a Gomaflex. Impermeabilize o papel com uma demão de Base para Madeira, após a secagem. Passe a fita nas laterais da tampa, cole um lacinho para arrematar, e cole o recorte pintado da moça com chapéu.

IMG_0768

Painel com boneca de olhos fechados
O painel de MDF foi montado sobre uma tela 50×70. A tela foi pintada com a tinta Acrílica Plus 77 e espatulada com a massa Textura Daiara. Uma pátina acinzentada sobre a textura seca deu o acabamento final. Apliques a lazer pintados com tinta Acrílica Metálica Prata foram colados nos cantos da tela, e ligados com um cordão prateado de mini losangos. No painel foram colados com a Gomaflexduas folhas de papel para scrapbook com motivos de Paris. A mesma tinta Acrílica Plus Carmim 43 que foi usada para dar o toque rosado na pele da boneca, também finalizou o painel com um esponjado suave. Para acabamento foi aplicado a Base para Madeira em tudo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s